A Resistência aos Antimicrobianos (RAM) representa uma ameaça significativa à saúde pública devido ao aumento dos microrganismos multirresistentes. Este fenômeno ocorre naturalmente, mas é acelerado pelo uso indiscriminado de antimicrobianos em humanos, animais e na produção de alimentos. Fatores como o descarte inadequado de medicamentos, a contaminação ambiental e a falta de novos antimicrobianos contribuem para o problema, que ameaça avanços médicos e impacta negativamente a economia e a sociedade, aumentando os custos e a complexidade dos tratamentos e elevando as taxas de mortalidade.

Este estudo brasileiro, realizado por pesquisadores de várias instituições de saúde e universidades, avaliou as tendências de detecção de carbapenemases em Enterobacterales, Pseudomonas aeruginosa e no complexo Acinetobacter baumannii de 2015 a 2022, utilizando dados da Rede Brasileira de Vigilância de RAM.

 

Principais Resultados

●       Enterobacterales: A taxa de detecção (DR) da carbapenemase blaKPC em Enterobacterales diminuiu anualmente em 4%, enquanto a detecção da blaNDM aumentou em 41,1%. Em 2022, a DR de blaKPC foi de 55,1%, enquanto blaNDM chegou a 39,4%.

●       Pseudomonas aeruginosa: A resistência da blaNDM aumentou 71,6% anualmente, enquanto a blaSPM diminuiu em 20,6%.

●       Complexo Acinetobacter baumannii: As taxas de resistência da blaOXA-23 permaneceram elevadas, enquanto outras resistências, como blaVIM, permaneceram estacionárias.

 

Impacto da Pandemia de COVID-19

A pandemia de COVID-19 teve um impacto significativo na RAM devido ao aumento de infecções associadas a cuidados de saúde e ao uso intensivo de antimicrobianos. De 2020 a 2022, houve um aumento geral nas taxas de detecção de carbapenemases: 65,2% para Enterobacterales, 77,7% para Complexo A. baumannii e 61,3% para P. aeruginosa. Além do aumento da detecção de coprodução de carbapenemases.

 

Conclusões

Os dados robustos da Rede Brasileira de Vigilância de RAM destacam a crescente ameaça da resistência a carbapenemases no Brasil e a necessidade urgente de políticas públicas eficazes para monitorar e combater essa resistência, especialmente em tempos de pandemia.

 

Ler o Boletim Epidemiológico na íntegra

Ler o artigo na íntegra

Compartilhe esse post:

Categorias

Tags

  • No tags found