A resistência antimicrobiana (RAM) é uma grande ameaça à saúde pública global. Em resposta a esse problema, a Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou em 2014 uma chamada para que os países membros compartilhassem dados sobre RAM através da implementação do Sistema Global de Vigilância da Resistência Antimicrobiana (GLASS). O Brasil aderiu ao GLASS em 2017 e iniciou seu próprio Programa Nacional de Vigilância da Resistência Antimicrobiana do Brasil (BR-GLASS) em 2018, com o objetivo de entender a epidemiologia e a situação da RAM no país.

O BR-GLASS iniciou com um projeto piloto no estado do Paraná, que coletou dados de rotina de laboratórios de microbiologia de três hospitais durante o ano de 2018. Este projeto piloto reuniu 200.874 resultados de testes de susceptibilidade a antimicrobianos de 11.347 isolados, abrangendo 119 diferentes microrganismos provenientes de 44 tipos de amostras clínicas. As amostras foram coletadas de pacientes de 301 cidades brasileiras, com 4.950 isolados de infecções presumivelmente associadas a cuidados de saúde e 6.397 casos adquiridos na comunidade.

Os principais resultados do estudo incluem:

  • Predominância de bactérias Gram-negativas, com Escherichia coli sendo o microrganismo mais prevalente, especialmente em infecções do trato urinário.
  • Staphylococcus coagulase-negativa foi a bactéria mais prevalente em amostras de sangue.
  • A resistência antimicrobiana apresentou-se preocupante, com Complexo Acinetobacter baumannii mostrando 65,3% de resistência global e Klebsiella pneumoniae produtora de ESBL apresentando 59% de resistência.

O programa visa expandir-se gradualmente para novos centros e estados nos próximos anos. Com o apoio do  projeto vigiRAM, 25 Hospitais estão sendo treinados para coleta dos dados laboratoriais.

O BR-GLASS é crucial para monitorar padrões locais de resistência e tendências, contribuindo para o desenvolvimento de estratégias eficazes no combate à RAM e a melhoria dos resultados de saúde pública no Brasil.

 

Leia o artigo na íntegra.

Compartilhe esse post:

Tags

  • No tags found