No dia 14 de novembro de 2024, o Ministério da Saúde promoveu o Seminário de Vigilância Laboratorial de Infecções Bacterianas na Rede Nacional de Laboratórios de Saúde Pública. O evento, que reuniu especialistas de diferentes áreas da saúde pública, abordou temas importantes para a saúde pública brasileira, dentre eles os desafios e avanços no combate à resistência antimicrobiana (RAM), um dos maiores problemas de saúde pública mundial.

Entre as pesquisas discutidas, foram apresentados os resultados preliminares sobre o monitoramento de bactérias resistentes e genes de resistência no esgoto e ambientes aquáticos, alertando para os riscos à saúde pública. O seminário também abordou a circulação da RAM em enteropatógenos de origem comunitária, como também estratégias do Programa Nacional de Prevenção e Controle das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) e a resistência antimicrobiana em serviços de saúde.

Além disso, o seminário abordou o Plano Nacional de Controle de Resistência aos Antimicrobianos, uma estratégia do governo federal para implementar ações no enfrentamento da resistência. O Projeto VIGIRAM também foi apresentado, buscando integrar dados e estratégias para melhorar a resposta nacional no combate a RAM.

Leia mais sobre o conteúdo no site:

Matéria por Letícia Kraft e fotos por Luiza Souza Rodrigues

Compartilhe esse post:

Tags

  • No tags found