A Declaração Política de Resistência aos Antimicrobianos (RAM), resultado da 2ª Reunião de Alto Nível de Resistência aos Antimicrobianos da AGNU em setembro de 2024, reforça os compromissos dos países para a prevenção e controle da RAM. O documento estabelece metas globais importantes, como a redução de 10% nos óbitos por infecções resistentes no mundo até 2030, o aumento do consumo de antibióticos da Classe Acesso em 70% e a meta de que 100% dos Estados Membros tenham Planos Nacionais atualizados, financiados e implementados.

Para auxiliar na revisão do Plano de Ação Nacional de Prevenção e Controle da Resistência aos Antimicrobianos (PAN-BR) para o período de 2025, o Ministério da Saúde promoveu um webinário para discutir a implementação da Declaração Política de RAM, a partir de dados sobre a carga de RAM no Brasil e na América Latina.

Realizado pelo GT de Resistência aos Antimicrobianos/CGLAB (Portaria GM/MS Nº 1.929/2021), o webinário foi uma das atividades para aumentar a conscientização e o engajamento sobre a RAM como um problema de saúde pública no Brasil. A iniciativa buscou difundir e discutir temas relevantes para a prevenção e o controle da RAM sob as perspectivas global, regional e nacional, auxiliando na priorização de ações durante o processo de revisão do PAN-BR 2025-2030.

Temas abordados no webinário

O evento focou na Carga de Resistência aos Antimicrobianos no Brasil e na América Latina, abordando os aspectos globais, regionais e multissetoriais para a implementação da Declaração Política de RAM e da Agenda de Prioridades Estratégicas e Operacionais para RAM da OMS.

Participantes

Abertura:

  • Dra. Mariângela Simão – Secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente – SVSA/MS

  • Dr. André Abreu – Analista Técnico de Políticas Sociais da Coordenação-Geral de Laboratórios de Saúde Pública (CGLAB/SVSA/MS)

Palestrantes:

  • Dr. Mohsen NaghaviInstitute for Health Metrics and Evaluation – Universidade de Washington

  • Dr. Yvan Hutin – Diretor Vigilância, Prevenção e Controle da AMR Division – WHO HQ

  • Dr. Pilar Ramon Pardo – Coord. do Programa Especial de Resistência aos Antimicrobianos da OPAS WDC

  • Dr. Nelea Motriuc – Coord. da AMR Multi-Stakeholder Partnership Platform – Quadripartite/FAO


Fontes e Acesso à Informação:

Compartilhe esse post:

Tags

  • No tags found